terça-feira, 19 de maio de 2009

Confira Entrevista com Sista Luisa Benjamim I .



Luisa Benjamim fala sobre A luta Rastafari nos tempos de Hoje, Consumismo da babilônia perante a Mulher (rasta e não rasta), Jah Music e seus projetos.


CR : Primeiramente Satisfação em poder estar conversando InI .

Luisa Benjamim I : Satisfação é de EU&EU por estar participando dessa iniciativa que é mais uma na edificação da Verdade em RastafarI no Brasil.

CR: Fale um pouco sobre quem é Luisa Benjamim I e como conheceu Rastafari?

Luisa Benjamim I: Ouvi falar a primeira vez em Rastafari quando era adolescente, ouvindo reggae, Bob Marley, Gladiators, Abyssinians... Mas não sabia concretamente o que era, mas ouvia o chamado. Há alguns anos atrás não se tinha a informação como se tem hoje, Eu não tinha acesso a internet, essas coisas, a informação vinha dos cds e videos de reggae. Então eu conheci o grupo Congo Nya RS (que significa África Livre Rastafari Sempre). Foi com esse grupo que aprendi quem é Selassie, Menen, nas reuniões Nyahbinghi e na vivência com os Irmãos, principalmente, no começo, com Sista Nanda e Irmão Deblandir BenJAHmin. Pra compreender Rastafari pra mim foi fundamental também meu engajamento na luta anti-racista. Na época que estava buscando RastafarI e conheci minha família Congo Nya RS, eu estava no começo da militância pelos direitos do povo Preto, pelas Ações Afirmativas (Cotas), pelos direitos quilombolas, pela liberdade de culto religioso, e estudei muito sobre a afro-descendência em diáspora, sobre as relações raciais, o opressor e isso me deu muita compreensão pra entender a luta Rasta, pois somos um movimento de libertação da África e dos Africanos, em África e em diáspora, isso sempre tem que ser o foco e não pode jamais ser deixado de lado. Me chamo Benjamim pois essa é minha tribo de acordo com a tradição das 12 tribos de Israel, assim sei qual minha função na terra e minha personalidade, sei quem sou.

CR:Como InI vê o Rastafari nos tempos de hoje, essa força de combater na luta anti-racista, lutar contra as barreiras que a Babilônia impõe ainda se mantém de Pé, forte ,e verdadeiramente?

Luisa Benjamim I:
A batalha contra a babilônia é diária e não é fácil, pois são poucos contra todo um sistema, a nossa batalha se torna mais difícil, pois além de lutar contra o opressor, precisamos conscientizar nossos Irmãos e Irmãs que eles precisam se libertar da deseducação do sistema. Mas a luta persiste e se faz forte quando cada EU se liberta e diz que não faz mais parte do mundo e quebra suas correntes. Hoje eu sei que a luta deve ser material e espiritual pra haver o equilíbrio necessário como Selassie, Menen, Garvey ensinaram e foram exemplos, a luta é plena e em todos os aspectos, político, cultural, espiritual. Não podemos esquecer que somos seres em disputa entre o bem e o mal, que há forças invisíveis que agem sobre nós, mesmo quando não vemos.

CR: Sista nos dia de hoje vemos muitas mulheres se 'entregando' ao consumismo da babilônia, a Ilusão, a vaidade, podemos dizer se entregando as ' paredes coloridas' da babilônia, Como InI vê isso?E como InI definiria a força da mulher preta sobre todos esses consumismos diários que a babilônia tenta cada dia mais colocar na mente das mulheres?

Luisa Benjamim I: Todas nós, quando nascemos, somos essência, verdade, Rastafari, homens e mulheres preto originais, instantes depois a babilônia começa a entrar em nós. Eu não diria que as mulheres estão "se entregando" a babilônia, vejo mais que há uma desinformação. A deseducação do sistema age muito forte na mulher, pois conhece a sua força. A mulher tem o poder de edificar e destruir, ela pode levar seu esposo, irmãos e filhos pro caminho reto ou os desviar, ela tem esse poder. Por isso o sistema foca muito mais nela que no homem. As propagandas, por exemplo, são voltadas e pensadas para a mulher como consumidora. Há muito investimento consciente em manter a mulher afastada da sua essência, das suas raízes. A mulher que se encontra, ela não é melhor que aquela que ainda está perdida, mas ela teve mais informação, oportunidades de refletir de se perceber. Nós, como mulheres libertas pelo Amor de Selassie I, temos a missão de mostrar a mulheres e homens a verdade, pra que eles possam libertar-se a si mesmos, mas deve haver respeito, pois cada um tem seu tempo, é um processo realizado passo a passo, pois as marcas e feridas da babilônia podem ser muito fundas, e com Amor EU&EU vai incentivando e auxiliando os filhos e filhas, temos que ter paciência com os outros e com nós mesmos no processo de libertação, pois somos crianças nesse mundo. Não esperamos que uma criança de 3 anos tivesse a compreensão do tamanho do mundo, das distâncias entre um local e outro, de como funciona a economia, etc., nós temos paciência e Amor pra educar cada coisa no tempo do aprendizado da criança. Nós somos crianças de JAH, e ELE e ELA tem paciência com EU&EU e nos educa no EU&EU tempo, da mesma forma que o Altíssimo JAH e Emanuel I Deus conosco, temos que respeitar o tempo de cada Irmão e Irmã que renasce ou virá a renascer no Amor.

CR: Sistah, vemos muitos Irmãos levando a Palavra Viva em forma de musica, e estão crescendo cada vez mais sem perder a essência o que InI acha do cenário Musical hoje?

Luisa Benjamim I:
É muito importante ter bandas e cantores que falem a Verdade em português pelo Brasil. Glória a JAH hoje há algumas bandas Rastas com reconhecimento e público em todo país, isso é muito importante, pois os jovens se identificam e percebem que podem seguir também por esse caminho, Eles vêem o Rasta como uma opção de vida real e concreta. Porém eu sinto muita falta de ver mulheres também com visibilidade, pois as mulheres também precisam dessa referência, há no mundo muitas Sistas que levam a Palavra Viva e servem de inspiração pra EU&EU, mas no Brasil não há muito reconhecimento e incentivo, acredito que deve haver mais incentivo dos Irmãos para que as Sistas também se expressem através da música, para que possam ser referência para outras mulheres, pra elas saberem que Rastafari também é um caminho para elas, e não só pra seus namorados, esposos, amigos. E já temos Sistas cantoras que representam EU&EU, temos que ouvi-las e incentivar seus trabalhos. Em São Paulo têm as Sistas Carol Jahfeh e Carol JAHchild, aqui no Rio temos Moara Ananindeua, Dacal, Flávia(banda Original Raiz). E também Sistah Amanda tecladista da Família Nyah Live, e muitas outras que ainda não conheço.
CR- Fale sobre seus projetos.
O projeto que desenvolvo com outras Irmãs, chamado Omega Nyahbinghi, justamente busca informar e mostrar as mulheres que RastafarI faz parte delas também. O Reggae é um dos aspectos, mas desenvolvemos outras atividades. Uma das principais atividades é voltada à educação. No formato de livros e jornais editados em português que já são conhecidos em todo o Brasil, o EU&EU Realidade Rasta que já têm mais 4 anos de existência,e também em estudos que buscam conciliar a formação acadêmica com nossa vivência, buscando dar legitimidade para Rastafari como uma forma de vida respeitada dentro do país que vivemos. Estudos nas áreas da educação, saúde, teologia, ciências humanas. Pessoalmente, tenho um trabalho chamado Sistah Benjamim Produções que são toucas e outros acessórios pra vestir EU&EU. Com produtos que não encontramos com autenticidade no sistema. Junto com outros Irmãos e Irmãs aqui no estado do Rio de Janeiro, temos um coletivo de Arte Rasta chamado UJIMA Estrela Preta, que busca através da arte e do auto-sustento vivenciar e informar sobre a RastafarI. Em breve nosso perfil no orkut vai estar pronto com todos nossos produtos podem buscar lá pelo nome. Nossa proposta é seguir os passos de Garvey de trabalho independente e estabilidade financeira em coletividade entre os semelhantes, incentivando nossos Irmãos e Irmãs a fazerem o mesmo como parte do processo de libertação.

CR- Deixe um Big Up Para as mulheres que estão buscando a Vivencia Rastafari e para os homens (rasta ou não rastas) em relação as mulheres?

Luisa Benjamim I: Bem, pras Irmãs que estão sentindo o chamado Rasta eu diria pra elas terem paciência consigo mesmas e ingressarem nessa caminhada com consciência. Lembrá-las que a aparência é uma consquência da consciência praticada, não um começo e fim em si mesmo. Elas devem sempre estudar pra apreender e se qualificar, pois JAH precisa de pessoas qualificadas no Seu exército, que tenham algo a contribuir. E nunca esquecer das raízes de Mãe África, Etiópia como centro de todo o aprendizado e ensinamento. Também diria que haverão muitas dúvidas, muitos tropeços, muitas fraquezas, muitas decepções, mas elas não devem esquecer que Rasta não são os homens ou mulheres que passarão por suas vidas trazendo alegrias e dores, mas sim Sua Majestade Imperial Haile Selassie e Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen, Eles são nosso refúgio, abrigo, escudo,a resposta,o exemplo,não se firmem em nada além disso, pois edificar algo em cima de qualquer coisa desse mundo é como construir uma casa em cima da areia, mas a edificação permanente é feita sobre a Rocha sólida da Verdade do Amor de Rastafari. Para os homens que eles precisam saber que quando SMI Imperador Haile Selassie foi coroado, SMI Imperatriz Menen foi coroada instante depois ao Seu lado, recebendo os títulos de Rainha das rainhas, Senhora das senhoras e todos os outros títulos recebidos por SMI Haile Selassie. JAH Rastafari se manifesta em seu aspecto Alpha e Omega em todas as coisas, o local da mulher na babilônia é atrás do homem, como algo de segunda categoria, mas em Rastafari é lado a lado, como Rainha coroada que governa com autoridade e direito. Por isso está mais que na hora dos homens principalmente dos que se auto afirmam Rastas seguirem o exemplo de Haile Selassie que com todo o Amor e Majestade deixou o ensinamento a EU&EU, que Emanuel dois mil anos atrás já havia ensinando, mas foi ocultado pelas instituições das igrejas da babilônia. Como Único ser, no Amor de Rastafari, EU&EU homens e mulheres tem que se respeitar e amar um a outro como templos do Deus Vivo, como Cristos vivos em Carne, imagem e semelhança de SMI, como todo o respeito que se deve ter por qualquer criatura que viva e respire sobre a Terra.

CR: Sista agradecemos pela Vibez, foi perfeito falar com InI. Que Jah abençoe sempre o caminho de InI.

Luisa Benjamim I:
Queria agradecer o convite e a oportunidade de refletir em EU&EU, e dar graças a JAH RastafarI por mais um trabalho que se inicia em Seu Nome. Que JAH abençoe e que muitos frutos sejam colhidos dessas semente de Amor. Muito respeito a toda essa família InI de São Paulo que se levanta na pureza dos Yutes.
Sagrado Emanuel I Selassie I JAH RASTAFARI InI.

Para conheçer os projetos de Sista Luisa Benjamim acesse:
Blog: http://omeganyahbinghi.blogspot.com/ ou mandar e-mail p/ luisabenjamin@gmail.com


Para encomendas de tocas faixas entre outros produtos mandem e-mail p/
ujimajah@gmail.com e luisabenjamin@gmail.com


Jah Abençoa*
Omega Love Inad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeçemos a Visita Por Favor Ao Fazer Comentário Deixa Seu Nome Ou Apelido. Selase I Abençoa.