terça-feira, 21 de abril de 2009

Autobiografia de S.M.I. - Prefácio

Minha vida e o progresso da Etiópia - A autobiografia de Haile Selassie I
Prefácio

Capa

Capa

Uma casa construída no granito e em fortes alicerces, nem mesmo o ataque furioso da tempestade, torrentes efusivas, e ventos fortes serão capazes de derrubar. Algumas pessoas escreveram a história de minha vida, representando como verdade o que de fato deriva da ignorância, erro, ou inveja; mas eles não podem abalar a verdade deste lugar, mesmo que eles tentem fazer os outros acreditarem nisso.

Nesse momento, em que eu encontrei uma oportunidade e tempo para escrever a história de minha vida, eu prefacio apresentando a seguinte oração ao meu Criador e então continuo esse trabalho.

Ó Senhor, Todo-Poderoso no qual não há fraqueza, eterno no qual não existe transição; em admiração ao Teu trabalho e também Teus julgamentos, um ser, mesmo depois de muita procura, não pode entende-los – exceto uma parte limitada.

É um misterioso segredo que uma criatura, mesmo depois de muita exploração não entende, mas, apenas Tu sabes: porque num passado recente assim como agora Tu fizestes o povo Etíope, do pobre ao Imperador, se afundar num mar de aflição por um período, e porque Tu fizestes com que o povo Italiano e seu Rei, nadassem num mar de alegria por um tempo.

Visto que nenhum ser criado conforme Tua imagem e Tua semelhança, desacredita que tudo que ele Te pede lhe será dado até o dia em que Tu separas sua alma de seu corpo, nós suplicamos a Ti que a Etiópia não permaneça com sua liberdade extinta e que se abata sob um governo estrangeiro, e também que a boca do povo não seja silenciada pelo medo de um governante estranho, mas sim que Tu os salvará pelos Teus atos de bondade, para que não permaneçam com seus corações oprimidos por serem privados de seu governante Etíope, que os estava conduzindo para a civilização sob a luz e com alegria.

Ó Senhor, lar dos exilados, luz do cego! Verdade e justiça são Teu trono. Acolha a nós que fomos exilados de nossa própria liberdade, que tivemos que deixar nosso país em virtude da violenta agressão. Assim rogo a Ti, não por nossa retidão, mas pela Tua grande misericórdia.

E agora eu estou começando a escrever a história de minha vida do meu décimo terceiro ano até agora, com base no que Tu tens feito, fazendo-me Teu instrumento. Eu rezo a Ti que seja Tua vontade deixar com que isso se conclua. É correto para mim, revelar neste prefácio o motivo que me fez escrever isso, embora de Ti nada seja segredo.

Primeiro: que Teu nome seja louvado por todas as ações que Tu fazes, agindo de acordo com Tuas vontades.

Segundo: quando Tu fazes um homem rico nas honras deste mundo e o coloca acima de outras criaturas, é sabido que não é por seu mérito, mas somente por Tua benevolência e generosidade.

Terceiro: em cada linha dessa história, onde o nome de uma outra pessoa é mencionado, não é por parcialidade ou inimizade – salvo em erros – mas Tu sabes que nosso coração está fazendo o juízo de escrever somente a verdade.

Haile Selassie I

Haile Selassie I

Quarto: embora não exista nada que não esteja escrito nas Escrituras Sagradas, se Tu me permitir escrever conforme planejei, talvez nossos parentes e nossos irmãos que virão no futuro tomem conhecimento da palavra que Tu dissestes “porque sem mim nada podereis fazer” e seus corações se convençam que apenas com a Tua ajuda eles serão capazes de realizar qualquer coisa.

Quinto: a não ser que um homem execute sua tarefa por sua própria resolução e perseverança consciente de ser Tua ferramenta, seja nos momentos de alegria ou de tribulação, ele deve perceber que tem que trabalhar com sua habilidade natural ou com a educação que tenha adquirido, pois sua responsabilidade não cessará, nem se ele agir unicamente sob a vontade de outro homem.

Sexto: em qualquer tarefa que seja, que todos percebam e se convençam que ela será realizada no momento correto e que é impossível a concluir apenas desejando ou apressando-a indevidamente.

Eu rezo a Ti que tudo isso esteja em total acordo com Tua vontade.

Fonte: Jah-Rastafari.com
Agradecimentos ao irmão Roots Astawala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeçemos a Visita Por Favor Ao Fazer Comentário Deixa Seu Nome Ou Apelido. Selase I Abençoa.